Barueri / SP - terça-feira, 23 de abril de 2024

HLCUS

TRATAMENTO DE ADIPOSIDADES LOCALIZADAS ATRAVÉS DA

HIDROLIPOCLASIA ULTRA-SÔNICA (HLPUS)


A gordura localizada é uma queixa freqüente entre homens e mulheres nos consultórios médicos, e clínicas de estética. As regiões de maior concentração desta adiposidade são abdome, flancos, coxas, quadril, subescapular e pré-axilar, podendo surgir em outras áreas do corpo. Mesmo com uma alimentação equilibrada e a prática freqüente de exercícios físicos, as gorduras localizadas não são mobilizadas, permanecendo no local afetado e tornando-se um incômodo para estas pessoas que mostram-se insatisfeitas com o próprio corpo. Diante da dificuldade de um tratamento eficaz para a perda de gordura localizada, desenvolvemos um protocolo para a hidrolipoclasia ultra-sônica ou Hidrolipo ou ainda HLPUS.

HISTÓRICO DO PROCEDIMENTO

A hidrolipoclasia ultra-sônica foi introduzida em 1990 pelo médico italiano Maurizio Ceccarelli. Esta técnica consiste em aplicar uma solução hipotônica (vide abaixo) diretamente no tecido adiposo e depois passa-se sob o local ultra-som de 3 MHz Pulsátil, fazendo com que o adipócito já tumefeito fique mais susceptível a ação das ondas ultra-sônicas e "exploda", liberando as gorduras do seu interior. Estas serão eliminadas do corpo via linfática, principalmente pelas fezes. A solução pode ser injetada ponto a ponto(2 ml)na área a ser tratada com distância entre eles de 2 cm ou por retro-injeção.
Esta técnica vem sendo utilizada com sucesso em todo o mundo por médicos pós-graduados em estética médica, sempre baseados nos estudos experimentais realizados em Roma - Itália. Em um estudo recente publicado no Brasil pela revista da sociedade brasileira de medicina estética, os autores concluíram que a hidrolipoclasia ultra-sônica tanto isolada como associada ao uso de lipolíticos foram eficazes tanto em produzir lipólise como na redução da massa gordurosa.
A vantagem desta técnica é que sendo pouco invasiva não tem muitos efeitos colaterais, podendo ser realizada uma vez por semana, em um total de 10 a 20 sessões por área a ser tratada. A desvantagem é a limitação e a demora do aparecimento dos resultados. Algumas noções básicas do que é ultra-som e suas aplicações em estética são necessárias para o entendimento deste método.

ULTRA-SOM (US) EM ESTÉTICA
Todo movimento provoca um som e vice versa, porém nem todos os sons são audíveis, é o caso do ultra-som que está além do limite audível pelo homem encontrando-se acima de 18.000 Hz.O equipamento de ultra-som (US) é um gerador de corrente elétrica de alta freqüência, conectado a uma cerâmica piezo elétrica sintética que se deforma na presença de um campo elétrico. O US é uma onda mecânica longitudinal transmitidas pelas vibrações das moléculas do meio pelo qual a onda está se propagando.
A energia ultra-sônica aplicada a um fluido gera "micro bolhas" de gás ou vapor. As bolhas no tecido adiposo ou no líquido são instáveis,e em grande quantidade vão aumentando e "explodem", destruindo as micro cavidades gordurosas. A freqüência do ultra-som determina a profundidade que o feixe pode atingir, ou seja, quanto menor ela for, maior será a sua penetração nos tecidos, em estética usamos freqüência de 0,5 a 5 MHz. A possibilidade de usar várias freqüências é importante, na medida em que podemos tratar tecidos mais superficiais com freqüências maiores e mais profundos com menores.
Profundidade de penetração nos tecidos: Freqüência 0,8 MHz - 3 a 6 cm
Freqüência 3,0 MHz - 1 a 3 cm
O acoplamento correto entre o transdutor ultra-sônico e o paciente é extremamente importante para um bom desempenho do US, por isso usa-se gel para evitar bolhas de ar que podem se formar entre o transdutor e o paciente, o que diminui a eficácia do ultra-som, por que o ar não é um bom condutor do som. Na aplicação o transdutor deve ser usado em movimentos circulares contínuos por um tempo de 1 a 2 minutos em área uma vez e meia maior que o tamanho da face do transdutor, sendo o tempo máximo de aplicação de 20 minutos.

EFEITOS FISIOLÓGICOS
O ultra-som produz quatro efeitos fisiológicos básicos : respostas biológicas, reações químicas, respostas mecânicas e efeitos térmicos.

Respostas Biológicas
A permeabilidade das membranas fica aumentada pelo ultra-som, o que acentua a transferência dos fluidos e nutrientes aos tecidos. Essa qualidade é importante no processo da fonoforese, onde moléculas são literalmente "empurradas" através da pele pela onda sonora com finalidades terapêuticas.

Reações Químicas
Assim como um tubo de ensaio é agitado no laboratório para acentuar as reações químicas, as vibrações do ultra-som estimulam o tecido a aumentar as reações e os processos químicos locais, e assegura a circulação dos elementos e radicais necessários por recombinação.

Respostas Mecânicas
Coloque a palma da mão voltada para cima, em forma de concha, contendo uma pequena quantidade de óleo mineral. Aplique gel no cabeçote e coloque o mesmo no dorso da mão: você irá notar o óleo borbulhar na palma da mão. As ondas ultra-sônicas penetram através da mão e atingem o óleo, sem nenhuma elevação significativa na temperatura da pele e sem produzir nenhuma lesão em sua mão.
Coloque um pouco d'água no cabeçote do ultra-som com o mesmo ligado: você irá notar que ocorre um borbulhamento da água sem que ocorra um aumento na temperatura da mesma. Não há aumento notável da temperatura quando o ultra-som é aplicado de forma subaquática. , são observadas ondulações na superfície da água, indicando a manifestação mecânica da energia ultra-sônica.

Efeitos Térmicos
Os efeitos térmicos são mais observados nos tratamentos fisioterápicos e o aumento da temperatura é devido ao atrito que as vibrações mecânicas produzem no tecido e pelas reflexões nas interfaces dos tecidos com diferentes impedâncias acústicas. Este efeito varia de acordo com a freqüência, sendo diretamente proporcional com o tipo do ultra-som (contínuo ou pulsado) e com a intensidade e duração do tratamento. O conhecimento e o uso correto do US é fundamental para obter o melhor resultado da técnica, portanto o médico deve ser o responsável por indicar a potência, freqüência e o tempo de uso do US em cada caso.

Antes de fazer o procedimento algumas medidas são necessárias:
· Fazer uma anamnese minuciosa, pois a indicação do procedimento é a mesma de uma lipoaspiração clássica de pequeno porte.
· Solicitar alguns exames (hemograma, glicemia de jejum entre outros)
· Explicar detalhadamente o procedimento ao paciente e fazê-lo assinar o termo de consentimento.
· No dia do procedimento deve-se realizar documentação fotográfica para posterior comparação.
· O paciente deve estar alimentado(alimentação leve).

Procedimento:
· Documentação fotográfica
· Marcar a área a ser tratada em posição ortostática,

· Fazer a infiltração da solução hipotônica.
· Aplicar o ultra-som de 0,8 a 3,0 MHz Pulsátil sendo que a freqüência e potência depende da área a ser tratada e da espessura do tecido adiposo. Em abdome geralmente utilizamos freqüência de 3,0 MHz, mais se tiver muito tecido adiposo usamos 1 MHZ, e em culotes, flancos ou áreas de tecido adiposo espesso usamos a freqüência de 0,8 MHz e potência de no máximo 3 W/cm2. O médico é que deve orientar o fisioterapeuta quanto a freqüência, tempo e a potência do US a ser utilizada, pois dela depende boa parte do sucesso do procedimento.

· Para a região do abdome, fazer 4 "botões" de Lidocaína 2% para preparar a entrada da agulha 16G 1/2, evitando dor e desconforto ao paciente.

Pós-procedimento:
· O paciente deve usar uma cinta elástica compressiva por 2 dias.
· É prescrito antiinflamatórios  e analgésicos se necessário. Também prescrevemos 2 cremes e 1 fluido a base de óleos essenciais e fitoterápicos para uso domiciliar, que auxiliam na diminuição das equimoses e edemas, caso aconteçam.
· Orienta-se o paciente iniciar sessões de drenagem linfática manual e US com MTC após 2 dias do procedimento, as sessões podem ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana por um período de 4 a 5 semanas. O paciente também pode utilizar a ozonioterapia (banheira de ozônio) caso exista na clínica.

Vantagens da HLPUS
· Maior tranqüilidade e segurança para o paciente
· Menos stress médico, melhor execução do procedimento.
· Menor esforço do médico para identificar os resultados.
· Participação ativa do(a) paciente em todo processo.
· Menor trauma local, possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente.
· O paciente geralmente retorna as suas atividades profissionais no mesmo dia.

Desvantagem da técnica
· Não existe contra-indicação se a técnica for utilizada de forma correta e com uma anamnese minuciosa.


Pelo exposto acima vemos que a hidrolipoclasia US é uma técnica que pelos seus resultados, segurança, simplicidade e baixo custo, torna-se uma ótima opção para tratamento das adiposidades localizadas de pequeno e médio volumes e principalmente para aqueles pacientes que jamais fariam algum tipo de tratamento cirúrgico sob anestesia geral ou outro.

O Ultrasom é um equipamento indispensável, após infiltração do líquido a membrana do adipócito (célula de gordura) ficará mais tensa, e o ultrasom fará com que partículas de água se "agitem" promovendo o rompimento do adipócito.

Associado a Drenagem Linfática e outros tratamentos como a Carboxiterapia e Intradermoterapia os resultados da hidrolipoclasia são excelentes.

 

Todas as informações contidas neste material têm a intenção de informar, NÃO pretendendo, de forma alguma, substituir orientações medicas.

Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas pelo médico, considerando assim as características de cada paciente.