Barueri / SP - terça-feira, 23 de abril de 2024

Medicamentos

ANFETAMINAS

Essa família inclui três principais substâncias vendidas por vários laboratórios farmacêuticos: anfepramona (Hipofagim, Inibex e Dualid), fenproporex (Desobesi–M, Inobesin, Lipomax) e mazindol (Absten–Plus, Diazinil, Dobesix). Agem no centro da fome, controlando o apetite, e são indicadas para obesos que não conseguiram emagrecer com dieta e exercício. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprova e veta os medicamentos, considera os derivados de anfetamina uma opção terapêutica apenas mediante acompanhamento médico constante. Existe a necessidade de utilizar o receituário AZUL B2.

Reações adversas:
sistema nervoso central: vertigem3, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dor de cabeça. Sistema cardiovascular: calafrios, palidez ou rubor das faces, palpitação, arritmia4 cardíaca, dor anginal, hipertensão ou hipotensão e colapso circulatório. Trato gastrintestinal: boca seca, gosto metálico na boca, náusea, vômito, diarréia, câimbras abdominais. Sistema endócrino: alteração da libido. O uso crônico pode causar dependência psíquica e tolerância.

Contra-Indicações:
pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo hipertensão moderada a severa e em pacientes com hipertireoidimo, glaucoma5 e alterações extrapiramidais. É contra- indicado a mulheres grávidas e em período de amamentação, pacientes com distúrbios psiquiátricos, epilepsia6 e alcoolismo crônico.

 

SIBUTRAMINA

Considerada mais moderna que a anfetamina, a sibutramina aumenta a saciedade, ou seja, você se satisfaz com menos comida. Funciona como se acionasse um botão no cérebro para reduzir a compulsão alimentar. Também produz alguns efeitos colaterais – dor de cabeça, insônia, boca seca, agitação. Nas farmácias, Reductil e Plenty são os dois nomes mais conhecidos.
Sibutramina é contra-indicada em casos de:

  • Condições psiquiátricas como bulimia nervosa, anorexia nervosa, depressão forte, ou mania pré-existente.
  • Hipersensibilidade ao remédio
  • Pacientes abaixo de 18 anos de idade.
  • Tratamento concomitante com inibidores da Monoamina Oxidase (MAO), antidepressivos ou outros remédios centralmente ativos.
  • Hipertensão não suficientemente controlada.
  • Hipertensão pulmonar.
  • Lesões existentes na válvulas cardíacas, doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia sério e infarto do miocárdio anterior.
  • Infarto ou ataque isquêmico transiente.
  • Hipertiroidismo.
  • Glaucoma de ângulo fechado.
  •  Acidentes Vasculares Cerebrais: Isquêmicos ou Hemorrágicos
  • Alargamento da glândula da próstata com retenção urinária.
  • Feocromocitoma: Tumor das glândulas Adrenais (células cromafins)
  • Mulheres grávidas ou lactantes.

Efeitos colaterais da sibutramina 

Os efeitos colaterais mais comuns são: boca seca, apetite paradoxalmente elevado, náusea, gosto estranho na boca, estômago irritado, constipação, problemas para dormir, tontura, dores menstruais, dor de cabeça, sonolência, dor nos músculos e articulações. Em alguns pacientes a sibutramina pode elevar a pressão sanguínea. Desta forma, todos tratados com sibutramina devem passar por monitoramento regular da pressão.

Os efeitos colaterais a seguir são pouco comuns porém sérios, e requerem atenção médica imediata: arritmia cardíaca, parestesia, alterações mentais e no humor. Sintomas que requerem atenção médica urgente são: ataque apoplético, problema para urinar, dor no peito, hemiplegia, visão anormal, dispnéia e edema.

 

ORLISTAT

Diferentemente dos dois citados acima, essa substância não age no sistema nervoso e sim no intestino, fazendo com que o organismo absorva apenas 30% das gorduras ingeridas. Comercializado pelo nome Xenical, sua vantagem é não causar dependência. Entretanto, pode provocar crises de diarréia se a pessoa consumir grande volume de alimentos gordurosos. É indicado para mulheres que não podem usar os inibidores de apetite por algum motivo de saúde ou que não sofrem para controlar a vontade de comer.