Barueri / SP - sábado, 20 de abril de 2024

Hiperidrose

TRATAMENTO DA HIPERIDROSE:


O que é hiperidrose?

Hiperidrose é a liberação excessiva de suor. Esta liberação excessiva de suor é estimulada pelo sistema nervoso central. Tal liberação, pode ser mais ou menos contínua. Em alguns pacientes o suor pode acontecer com mais freqüência, impedindo-os de manterem suas atividades normais. Ainda não se sabe porque esta atividade nervosa estimula constantemente as glândulas sudoríparas que são as responsáveis pela produção do suor. A hiperidrose pode ser causada por estresse emocional (situações sociais íntimas ou públicas) ou estresse físico (exercícios, aumento da temperatura corporal ou ambiental). Muitos pacientes não conseguem reduzir a transpiração excessiva usando os produtos que se encontram a disposição no mercado.

 

Onde as glândulas sudoríparas se localizam?

As glândulas sudoríparas se localizam na camada mais profunda da derme (pele). Estas glândulas, responsáveis pela sudorese, devem ter sua ação de liberação de suor bloqueada.

 

Como  a toxina botulínica do tipo A atua nas glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas são estimuladas por fibras que fazem parte do sistema nervoso. Estas fibras informam às glândulas sudoríparas quando devem liberar o suor. Para que o suor ocorra, é necessário que a glândula libere uma substância chamada acetilcolina. A toxina botulínica do tipo A ata impedindo que a acetilcolina seja liberada e como conseqüência, que o suor venha a ocorrer. Uma vez impedida a liberação da acetilcolina, a glândula não produz o suor, nem provoca alteração no local da aplicação.

 

Como é feita a aplicação?

Antes de aplicar a toxina botulínica do tipo A, o médico faz um teste para identificar exatamente  onde as glândulas sudoríparas estão localizadas. Este teste é simples, indolor e é feito com iodo e amido de milho. Uma vez localizada as áreas com hiperidrose, o médico aplica a toxina botulínica do tipo A. O médico marca ou mapeia os locais e em seguida aplica o produto. A aplicação é indolor. Após a aplicação os pacientes ficam liberados para atividades normais, mas devem evitar exercícios físicos por algumas horas.

 

Quais os locais de hiperidrose que podem ser tratados?

Com mais freqüência os médicos tratam a hiperidrose das axilas (axilar). A toxina botulínica do tipo A também pode ser indicada para o tratamento da hiperidrose palmar (mão) e plantar (pé).

 

Quanto tempo dura o tratamento com a toxina botulínica do tipo A?

O que normalmente se observa é um período de seis meses sem que o paciente apresente transpiração nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Alguns pacientes permanecem assim por períodos de até um ano após o estabelecimento da ausência de transpiração inicial.

 

Qual é o procedimento de aplicação em cada local?

Nas axilas o procedimento de aplicação é simples, rápido e muitas vezes sem dor. Nas mãos e nos pés o procedimento de aplicação exige o bloqueio anestésico do local.

 

Todas as informações contidas neste material têm a intenção de informar, NÃO pretendendo, de forma alguma, substituir orientações medicas.

Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas pelo médico, considerando assim as características de cada paciente.